Batalha de Blair Mountain

Batalha de Blair Mountain
Data 25 de agosto a 2 de setembro de 1921
Local Condado de Logan, Virgínia Ocidental
Casus belli
  • Resistência das companhias mineradoras aos sindicatos;
  • Revolta dos trabalhadores sindicalizados e seus simpatizantes;
Desfecho
  • Intervenção federal, colocando fim a onda de violência.
  • Prisão em massa de mineiros, dos quais a maioria foi absolvido posteriormente das acusações.
Beligerantes
United Mine Workers Agência de detetives Baldwin-Feltz; Departamento de Polícia do Condado de Logan Exército dos Estados Unidos
Comandantes
Bill Blizzard
Don Chafin
William Eubanks
Unidades
10.000 3.000 27.000
Baixas
entre 50 e 100 homens mortos, 985 presos entre 10 e 30 homens mortos 3 mortos

A Batalha de Blair Mountain, foi a maior revolta trabalhista da história dos Estados Unidos, sendo o maior conflito armado interno desde a Guerra Civil Americana. O conflito ocorreu em 1921 no Condado de Logan, localizado no estado da Virgínia Ocidental, sendo parte das guerras do carvão, uma série de conflitos que irromperam nos Apalaches no início do século XX por questões trabalhistas. Cerca de 100 pessoas perderam a vida e muitos outros saíram feridos dos confrontos. O sindicato dos trabalhadores da mineração (United Mine Workers), viu um grande declínio no seu número de associados com as batalhas que ocorreram, porém, a publicidade ocasionada, acabou trazendo algumas melhorias a longo prazo.

Durante cinco dias, no início de agosto de 1921, cerca de 10 000 mineiros armados confrontaram 3000 homens da lei apoiados por fura greves (chamados de defensores de Logan), sendo estes apoiados pelos proprietários das mineradoras. A batalha terminou quando a Guarda Nacional da Virginia Ocidental, interveio sob ordens do governo federal.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search